BEGONIACEAE

Begonia antonietae Brade

Como citar:

Lucas Moraes; Rodrigo Amaro. 2015. Begonia antonietae (BEGONIACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

DD

EOO:

0,00 Km2

AOO:

4,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

B. antonietae é, até o momento, uma espécie é endêmica do Parque Nacional de Itatiaia, RJ. Ocorre em Floresta Montana e Altomontana, na beira de trilhas, em altitudes que variam de 1200 a 1500 m (Jacques, com.pess.).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2015
Avaliador: Lucas Moraes
Revisor: Rodrigo Amaro
Categoria: DD
Justificativa:

Espécie endêmica do Parque Nacional do Itatiaia, no estado do Rio de Janeiro (Jacques com. pess.). Conhecida apenas pela coleta tipo, datada de 1950. A espécie é descrita por Brade (1957) como provável híbrido entre outras duas espécies que também ocorrem no Parque Nacional do Itatiaia. As semelhanças entre essas espécies, entretanto, não são consideradas significativas para associa-las, indicando que se tratam de diferentes espécies. A ausência de informações relativas à persistência da espécie na natureza e de mais coletas inviabiliza a avaliação de seu risco de extinção.

Possivelmente extinta? Não

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Descrita em Rodriguésia Ano xx. 165 (1957). Conhecida apenas pela coleta tipo. Begonia antonietae é subarbusto delicado, terrestre, com ca. 1,0 m altura, ramos e pecíolos vermelhos, estípulas persistentes, folhas transversalmente elípticas, base simétrica, margem serreada, face abaxial vinácea, face adaxial glabra a glabrescente, com colar de tricomas simples na base da folha (Couto, 2013). B. antonietae é uma espécie descrita por Brade (1957) como um provável híbrido entre duas espécies que também ocorrem no Parque Nacional do Itatiaia (PNI): B. longibarbata e B. angulata. Esta espécie é semelhante à B. angulata pelo seu porte, forma das folhas e estípulas, e assemelha-se à B. longibarbata principalmente pela presença de um colar de tricomas na base da folha. Estas semelhanças não foram consideradas significativas para associar estas três espécies e, por isso, B. antonietae é tratada como uma espécie natural e não como um híbrido (Couto, 2013).

Ecologia:

Substrato: terrestrial
Forma de vida: subshrub
Biomas: Mata Atlântica
Vegetação: Floresta Ombrófila (Floresta Pluvial), Campo de Altitude
Fitofisionomia: Campos de Altitude, Refúgios Ecológicos Alto-montanos, Refúgios Ecológicos Montanos
Habitats: 6 Rocky Areas [e.g. inland cliffs, mountain peaks]
Detalhes: Subarbusto, terrícola, de ocorrência em Mata Atlântica, em Floresta Ombrófila (Jacques, 2015) e Campo de Altitude (A.C. Brade 20339). Ocorre em Floresta Montana e Altomontana, na beira de trilhas, em altitudes que variam de 1200 a 1500 m (Jacques, com.pess.).
Referências:
  1. Jacques, E.L., 2015. Begoniaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://reflora.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB5564>. Acesso em: 22 Abr. 2015.

Ameaças (2):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.2 Ecosystem degradation 1.3 Tourism & recreation areas habitat,occurrence past,present,future local high
O turismo no Parque Nacional do Itatiaia é uma atividade intensa e muitas vezes, descontrolada, geradora de uma série de impactos ambientais como apontado no estudo de Barros (2003), como a expansão excessiva da largura de trilhas e a erosão do solo.
Referências:
  1. Barros, M.I.A. De. 2003. Caracterização da visitação, dos visitantes e avaliação dos impactos ecológicos e recreativos do planalto do Parque Nacional do Itatiaia. Piracicaba, SP 121.
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
2.1 Species mortality 7.1.1 Increase in fire frequency/intensity locality,habitat,habitat,occurrence,mature individuals past,present,future local very high
O Parque Nacional da Itatiaia sofre com a ocorrência de incêndios excessivos, prejudiciais ao parque e à conservação e manutenção da biodiversidade da área (Aximoff, 2007).
Referências:
  1. Aximoff, I., 2007. Impactos do fogo na vegetação do Planalto do Itatiaia. Relatório Técnico. Parq. Nac. Itatiaia. ICMBio/MMA.

Ações de conservação (1):

Ação Situação
1 Land/water protection on going
Ocorre no Parque Nacional do Itatiaia (A.C. Brade 20339).